A FORMA AVALIATIVA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA NA REDE PUBLICA DE ENSINO NA REGIÃO METROPOLITANA DE BELÉM

Autores:

Adriano Santos de França

Flávio Aurélio Siqueira Bastos Filho

Leidiani de Jesus Ribeiro Batista

Introdução

O trabalho teve o objetivo de verificar que tipo de avaliação os professores da rede pública de ensino da região metropolitana de Belém estão utilizando com seus alunos, e como esses professores tratam os erros dos alunos em tarefas avaliativas, verificando em qual nível de ensino os docentes atuam, se tiveram ou não em sua formação acadêmica algum tipo de disciplina sobre avaliação, bem como qual a sua visão acerca da função didática da avaliação. Deste modo, procuramos descobrir, na visão dos educadores, o que causa as dificuldades no processo de aprendizagem dos alunos nas aulas de matemática.

Metodologia

Através de visitas a algumas escolas de ensino fundamental e médio da rede pública de ensino da região metropolitana de Belém, foi aplicado um questionário com 10 perguntas, onde foram entrevistados 24 professores de matemática. Tal questionário apresentava as seguintes perguntas:

•         Em que instituição fez a licenciatura?

•         Em que nível de ensino leciona?

•         Em que tipo de instituição você trabalha, pública ou particular?

•         Estudou em sua graduação alguma disciplina sobre avaliação?

•         Qual a função da avaliação do professor na sua ótica docente?

•         Como usa as tarefas avaliativas para regular a sua prática em sala de aula?

•         Quais os instrumentos de avaliação costuma usar?

•         Você trabalha com o erro dos alunos nas tarefas avaliativas?

•         Qual o tipo de avaliação que pratica?

•         O que causa as dificuldades no processo de aprendizagem dos alunos nas aulas de matemática?

Resultados e Discussão


Conclusões

Verificamos que, em geral, o tipo de avaliação que os professores da rede pública de ensino da região metropolitana de Belém estão utilizando com seus alunos é a avaliação formativa. Dessa forma, ficamos satisfeitos em perceber que os professores em sua a maioria vêem a avaliação como algo importante e a utilizam como uma ferramenta para a melhoria no desempenho dos seus alunos. Parte dessa discussão justifica-se pelo surgimento de disciplinas voltadas às práticas de avaliação que os graduandos de matemática possuem em seu desenho curricular durante a licenciatura.

Trabalho publicado no VI FORPEEXP

About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: